Parabéns pelo trabalho, Francisco. Conforme sua pesquisa em relação aos anos anteriores, como você definiria a importância da Interdisciplinaridade atualmente, tendo em vista as possibilidades e os desafios dos anos anteriores?
Muito grato Cleidiane pela sua pergunta!
Como está pesquisa é em continuidade aos meus estudos da interdisciplinaridade, eu definiria ela como elementar no espaço da academia e educacional, visto que a interdisciplinaridade propicia no trabalho do pesquisador e do docente o estabelecimento de inumeras relações conceituais e dialéticas desafiadoras. Quanto mais ela for assim, mais será possivel ocorrer uma apreensão dos sujeitos que aprendem.
Sobre as possibilidades e desafios que vivencio Ivani Fazenda, que é uma autora que acrescenta bastante em meus estudos e pesquisas fala que devemos sempre revisitar os nossos escritos, para que assim possamos sempre estar descobrindo e refletindo. Pois, podem ser relevantes e fundamentais para quem somos hoje. Revisitar é resgatar elementos que podem ser mais aprofundados. Então, para mim isso é sempre constante.
Curso
Licenciatura em Pedagogia
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Você é membro do Comitê de Avaliação?
Externo
Erika Viana Neves
2 anos atrás
Excelente trabalho Francisco Valdenilson. Na sua opinião, o curso de pedagogia poderá futuramente ter em sua base teórica e prática que abranja a Interdisciplinaridade em sua essência? Interdisciplinaridade
Muito obrigado pela sua pergunta Erika Viana!
Nos estudos em que eu, Maria Divina e o professor orientador Raimundo Moura a sua pergunta ainda é bastante presente nos nossos diálogos.
Pois como diz Thiesen (2007, p. 99-100) “A interdisciplinaridade quando compreendida enquanto formulação teórica e assumida enquanto atitude, tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na resignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de contéudos, de avaliação e inclusive nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem”.
O Projeto Político Pedagogico antigo e o atual possui ainda alguns entraves como a forma estrutural especializada, disciplinas fragmentadas.
O curso de Licenciatura em Pedagogia do CESC/UEMA, ainda caminha neste rumo Erika, mais como declara a autora Fazenda é necessário um trabalho de equipe que vivencie atributos como o diálogo, humildade, reciprocidade, respeito entre outros.
Curso
Licenciatura em Pedagogia
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Você é membro do Comitê de Avaliação?
Externo
Mauricio Rocha Santos
2 anos atrás
Parabéns pela investigação. Na sua opinião, a interdisciplinaridade no curso de pedagogia hoje ainda consegue aproximar de forma efetiva os estudos pedagógicos do curso à realidade social?
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CESC/UEMA antigo e o atual apresenta lacunas pertinentes a fragmentação do saber. Neste sentido Mauricio podemos notar nos documentos essa fragilidade de efetivar os estudos pedagógicos do curso a realidade social.
Curso
Licenciatura em Pedagogia
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
2 anos atrás
Boa tarde!
Francisco Vandonilson, parabéns pelo desenvolvimento da pesquisa.
Investigou a recepção da Interdisciplinaridade no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019 da UEMA/Campus Caxias.
Qual a importância da interdisciplinaridade para a formação humana? Quais as dificuldades vivenciadas durante a pesquisa?
Bom dia! Não sei porque o Francisco ainda não respondeu, porém irei colaborar com a pergunta. As reflexões da pesquisa feita até momento mostram que a interdisciplinaridade tem relevância para a formação humana, no sentido a depender de sua abordagem. Da análise comparada em relação às diferentes abordagens de interdisciplinaridade na literatura científica que fizemos no projeto orientador, a compreensão é de que a recepção da concepção de interdisciplinaridade pela Universidade Estadual do Maranhão, oriunda dos contextos de influências nacionais e internacionais, e de modo particular, no Curso de Pedagogia, no período analisado (de 2008 a 2017), em suas orientações normativas, fora marcada por uma concepção muito instrumental na relação com as práticas de ensino de pesquisa. Esse fato, apesar das intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, portanto, os diferentes saberes, como contraponto as práticas de ensino de reproduzem o conhecimento meramente disciplinar sem articulação com outras disciplinas, a noção de interdisciplinaridade demonstrada em seus fundamentos no currículo do curso de Pedagogia é disfuncional à intenção de constituição da dimensão ontológica do conhecimento do real, da sua totalidade possível tão importante para a elevação da qualidade do ensino na formação de professores.
Muito grato pelo seu questionamento professora Franc-lane Sousa Carvalho.
A importância da interdisciplinaridade para a formação humana vai depender da abordagem de interdisciplinaridade na literatura cientifica. Em vista que ao longo desta pesquisa pude perceber diversas concepções, mais posso lhe afirmar professora que todas buscam combater a fragmentação do conhecimento. Buscando sempre tornar possível a interdisciplinaridade nos espaços educacionais e de formação de professores.
Na minha pesquisa como foi afirmado pelo meu orientador Professor Raimundo pude notar no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia (de 2008 a 2017) uma inexistência de articulação entre as disciplinas, uma estrutura disciplinar. Mais nota-se a intencionalidade de um currículo integrador no curso.
Sobre as minhas dificuldades vivenciadas na pesquisa, posso afirmar sobre o pouco acesso a biblioteca da instituição por conta da situação pandêmica, um local apropriado para estudos e entre outros.
Curso
Licenciatura em Pedagogia
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
MARCIA
2 anos atrás
Bom dia Francisco Valdenilson. Parabéns pelo trabalho. Muito interessante a temática estudada. No corpus do texto apresentado destaca que […] “As discussões feitas indicaram que a receptividade da interdisciplinaridade na organização curricular é marcada por contrastes e possibilidades, com impactos para a formação de professores” […], nos seus estudos e compreensão acerca do documento investigado, Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019, os contrastes superam as possibilidades? Ou vice-versa? Se possível, comente sua resposta.
Bom dia! Não sei porque o Francisco ainda não respondeu, porém irei colaborar com a pergunta. mas gostaria de colaborar com a pergunta da professora Márcia. Como disse na reflexão anterior, pesar das intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, os diferentes saberes, como forma de contrapor o trabalho disciplinar sem articulação com outras disciplinas, a noção de interdisciplinaridade no currículo do curso de Pedagogia fora tomada numa abordagem instrumental. É por essa razão que se depreende que mesmo a noção de interdisciplinaridade ser estimulada por uma intensidade das trocas entres os professores, cujo esforço individual e ou coletivo dos profissionais se volte para que se alcance um grau de interação e contribuição real no interior de um mesmo projeto, isso em pouco altera a restituição do conhecimento aquele caráter de totalidade, haja vista que a complexidade das relações estabelecidas no mundo contemporâneo coloca grandes desafios para pensar o mundo globalizado em suas diferentes dimensões. Nesse sentido, os contrastes só serão superados mediante a mudança de concepção de interdisciplinaridade. Para tal, exige-se não somente uma consideração das questões que por vezes parecem simples demais – como a forma de organizar as disciplinas em projetos, os projetos integradores, o modo de articular conhecimento teórico-prático, o trabalho coletivo e cooperativo, a atitude profissional etc.-, mas também uma teorização da abordagem interdisciplinar que permita uma explicação fundamentada das questões de formação dos professores. em Nossa compreensão, é necessário a sistematização da abordagem crítica de interdisciplinaridade para colaborar na compreensão do movimento concreto das necessidades formativas dos professores e ajude a pensar na socialização e produção do conhecimento que reflita as reformas vigentes e recriem a perspectiva de educação que meramente reforça a formação para o mercado de trabalho, fortalecendo a ideia de conhecimento por competências e habilidades em uma lógica de capacidades que tendem a reproduzir a base da divisão do trabalho na sociedade.
Muito grato professora Marcia pelo seu questionamento!
No meu entendimento por mais que seja perceptível constatar no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019 contrastes de interpretação que existe sobre o significado da interdisciplinaridade, muito presente no currículo do Curso de Pedagogia, sendo notado ainda uma ausência de articulação de um trabalho interdisciplinar, disciplinaridade, de modo a ter uma abordagem instrumental.
As possibilidades como afirma Fazenda da interdisciplinaridade ser articuladora só é possível na medida em que se produzir como atitude. Sendo necessário para isso uma transformação profunda da Pedagogia, buscando um novo tipo de formação, uma nova maneira de aprender.
Constata-se intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, os grupos de pesquisa e a possibilidade dos projetos integradores. Sendo possível a interdisciplinaridade a partir de uma participação progressiva, trabalho coletivo. Uma atitude de busca, envolvimento , compromisso, e reciprocidade diante do conhecimento.
Parabéns pelo trabalho, Francisco. Conforme sua pesquisa em relação aos anos anteriores, como você definiria a importância da Interdisciplinaridade atualmente, tendo em vista as possibilidades e os desafios dos anos anteriores?
Muito grato Cleidiane pela sua pergunta!
Como está pesquisa é em continuidade aos meus estudos da interdisciplinaridade, eu definiria ela como elementar no espaço da academia e educacional, visto que a interdisciplinaridade propicia no trabalho do pesquisador e do docente o estabelecimento de inumeras relações conceituais e dialéticas desafiadoras. Quanto mais ela for assim, mais será possivel ocorrer uma apreensão dos sujeitos que aprendem.
Sobre as possibilidades e desafios que vivencio Ivani Fazenda, que é uma autora que acrescenta bastante em meus estudos e pesquisas fala que devemos sempre revisitar os nossos escritos, para que assim possamos sempre estar descobrindo e refletindo. Pois, podem ser relevantes e fundamentais para quem somos hoje. Revisitar é resgatar elementos que podem ser mais aprofundados. Então, para mim isso é sempre constante.
Excelente trabalho Francisco Valdenilson. Na sua opinião, o curso de pedagogia poderá futuramente ter em sua base teórica e prática que abranja a Interdisciplinaridade em sua essência?
Interdisciplinaridade
Muito obrigado pela sua pergunta Erika Viana!
Nos estudos em que eu, Maria Divina e o professor orientador Raimundo Moura a sua pergunta ainda é bastante presente nos nossos diálogos.
Pois como diz Thiesen (2007, p. 99-100) “A interdisciplinaridade quando compreendida enquanto formulação teórica e assumida enquanto atitude, tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na resignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de contéudos, de avaliação e inclusive nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem”.
O Projeto Político Pedagogico antigo e o atual possui ainda alguns entraves como a forma estrutural especializada, disciplinas fragmentadas.
O curso de Licenciatura em Pedagogia do CESC/UEMA, ainda caminha neste rumo Erika, mais como declara a autora Fazenda é necessário um trabalho de equipe que vivencie atributos como o diálogo, humildade, reciprocidade, respeito entre outros.
Parabéns pela investigação. Na sua opinião, a interdisciplinaridade no curso de pedagogia hoje ainda consegue aproximar de forma efetiva os estudos pedagógicos do curso à realidade social?
Muito grato Maurício pelo seu comentário!
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CESC/UEMA antigo e o atual apresenta lacunas pertinentes a fragmentação do saber. Neste sentido Mauricio podemos notar nos documentos essa fragilidade de efetivar os estudos pedagógicos do curso a realidade social.
Boa tarde!
Francisco Vandonilson, parabéns pelo desenvolvimento da pesquisa.
Investigou a recepção da Interdisciplinaridade no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019 da UEMA/Campus Caxias.
Qual a importância da interdisciplinaridade para a formação humana? Quais as dificuldades vivenciadas durante a pesquisa?
Bom dia! Não sei porque o Francisco ainda não respondeu, porém irei colaborar com a pergunta. As reflexões da pesquisa feita até momento mostram que a interdisciplinaridade tem relevância para a formação humana, no sentido a depender de sua abordagem. Da análise comparada em relação às diferentes abordagens de interdisciplinaridade na literatura científica que fizemos no projeto orientador, a compreensão é de que a recepção da concepção de interdisciplinaridade pela Universidade Estadual do Maranhão, oriunda dos contextos de influências nacionais e internacionais, e de modo particular, no Curso de Pedagogia, no período analisado (de 2008 a 2017), em suas orientações normativas, fora marcada por uma concepção muito instrumental na relação com as práticas de ensino de pesquisa. Esse fato, apesar das intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, portanto, os diferentes saberes, como contraponto as práticas de ensino de reproduzem o conhecimento meramente disciplinar sem articulação com outras disciplinas, a noção de interdisciplinaridade demonstrada em seus fundamentos no currículo do curso de Pedagogia é disfuncional à intenção de constituição da dimensão ontológica do conhecimento do real, da sua totalidade possível tão importante para a elevação da qualidade do ensino na formação de professores.
Muito grato pelo seu questionamento professora Franc-lane Sousa Carvalho.
A importância da interdisciplinaridade para a formação humana vai depender da abordagem de interdisciplinaridade na literatura cientifica. Em vista que ao longo desta pesquisa pude perceber diversas concepções, mais posso lhe afirmar professora que todas buscam combater a fragmentação do conhecimento. Buscando sempre tornar possível a interdisciplinaridade nos espaços educacionais e de formação de professores.
Na minha pesquisa como foi afirmado pelo meu orientador Professor Raimundo pude notar no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia (de 2008 a 2017) uma inexistência de articulação entre as disciplinas, uma estrutura disciplinar. Mais nota-se a intencionalidade de um currículo integrador no curso.
Sobre as minhas dificuldades vivenciadas na pesquisa, posso afirmar sobre o pouco acesso a biblioteca da instituição por conta da situação pandêmica, um local apropriado para estudos e entre outros.
Bom dia Francisco Valdenilson. Parabéns pelo trabalho. Muito interessante a temática estudada. No corpus do texto apresentado destaca que […] “As discussões feitas indicaram que a receptividade da interdisciplinaridade na organização curricular é marcada por contrastes e possibilidades, com impactos para a formação de professores” […], nos seus estudos e compreensão acerca do documento investigado, Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019, os contrastes superam as possibilidades? Ou vice-versa? Se possível, comente sua resposta.
Bom dia! Não sei porque o Francisco ainda não respondeu, porém irei colaborar com a pergunta. mas gostaria de colaborar com a pergunta da professora Márcia. Como disse na reflexão anterior, pesar das intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, os diferentes saberes, como forma de contrapor o trabalho disciplinar sem articulação com outras disciplinas, a noção de interdisciplinaridade no currículo do curso de Pedagogia fora tomada numa abordagem instrumental. É por essa razão que se depreende que mesmo a noção de interdisciplinaridade ser estimulada por uma intensidade das trocas entres os professores, cujo esforço individual e ou coletivo dos profissionais se volte para que se alcance um grau de interação e contribuição real no interior de um mesmo projeto, isso em pouco altera a restituição do conhecimento aquele caráter de totalidade, haja vista que a complexidade das relações estabelecidas no mundo contemporâneo coloca grandes desafios para pensar o mundo globalizado em suas diferentes dimensões. Nesse sentido, os contrastes só serão superados mediante a mudança de concepção de interdisciplinaridade. Para tal, exige-se não somente uma consideração das questões que por vezes parecem simples demais – como a forma de organizar as disciplinas em projetos, os projetos integradores, o modo de articular conhecimento teórico-prático, o trabalho coletivo e cooperativo, a atitude profissional etc.-, mas também uma teorização da abordagem interdisciplinar que permita uma explicação fundamentada das questões de formação dos professores. em Nossa compreensão, é necessário a sistematização da abordagem crítica de interdisciplinaridade para colaborar na compreensão do movimento concreto das necessidades formativas dos professores e ajude a pensar na socialização e produção do conhecimento que reflita as reformas vigentes e recriem a perspectiva de educação que meramente reforça a formação para o mercado de trabalho, fortalecendo a ideia de conhecimento por competências e habilidades em uma lógica de capacidades que tendem a reproduzir a base da divisão do trabalho na sociedade.
Muito grato professora Marcia pelo seu questionamento!
No meu entendimento por mais que seja perceptível constatar no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia com vigência no período de 2008 a 2019 contrastes de interpretação que existe sobre o significado da interdisciplinaridade, muito presente no currículo do Curso de Pedagogia, sendo notado ainda uma ausência de articulação de um trabalho interdisciplinar, disciplinaridade, de modo a ter uma abordagem instrumental.
As possibilidades como afirma Fazenda da interdisciplinaridade ser articuladora só é possível na medida em que se produzir como atitude. Sendo necessário para isso uma transformação profunda da Pedagogia, buscando um novo tipo de formação, uma nova maneira de aprender.
Constata-se intenções de desenhar um currículo que integre e articule as disciplinas, os grupos de pesquisa e a possibilidade dos projetos integradores. Sendo possível a interdisciplinaridade a partir de uma participação progressiva, trabalho coletivo. Uma atitude de busca, envolvimento , compromisso, e reciprocidade diante do conhecimento.