Foi uma experiência incrível, o pouco que sei hoje sobre pesquisa, aprendi através dessa oportunidade. Agradeço pelo convite para participar desta nobre pesquisa, orientada por ti, que contribuiu muito para minha formação. Meu desejo é que este projeto continue por muitos anos e outros colegas tenham a graça de serem bolsistas assim como eu fui. Muito obrigado, professor João Gouveia.
Agradeço também à FAPEMA e à UEMA pela oportunidade.
Curso
Música Licenciatura
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
paulo santos
2 anos atrás
parabéns! gostei. Qual foi sua perspectiva sobre a pesquisar e também sobre às metodologia usadas.
Muito obrigado, Paulo. Gostei bastante de participar dessa pesquisa e me identifiquei com ela. Sobre a Metodologia, a pandemia da COVID19 me impediu de ir presencialmente ao Acervo João Mohana, mas ajustamos a metodologia.
Curso
Música Licenciatura
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Last edited 2 anos atrás by Bruno Henrique do Prado Cipriano
É muito bom ver um trabalho que valoriza a cultura do nosso Maranhão, entender a história por trás das obras de cada compositor enriquece a nossa cultura e abre os nossos olhos para a beleza e os processos trilhados até aqui. Parabéns pelo trabalho, Bruno.
Muito obrigado, Klícya. Gostei bastante da pesquisa e de participar do projeto do professor João Gouveia.
Curso
Música Licenciatura
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Regina Celia Cruz
2 anos atrás
Parabéns, Bruno Henrique, por ter concluído seu plano de trabalho com sucesso! Quais sao suas perspectivas de trabalho: a) retomar o tema e/ou os resultados em nível de monografia de conclusão de curso? b) ingressar em um programa de pós-graduação para continuar a formação na área? O que eu quero de fato saber é se sua experiência como bolsista e responsável por esse plano de trabalho em particular trouxe alguma mudança na sua formação ?
Muito obrigado, professora Regina. a) Sim, retomarei o tema e os resultados em meu TCC. b) Tenho interesse também de aprofundar as pesquisas posteriormente em um programa de pós-graduação.
A experiência como bolsista influenciou de maneira significativa minha formação, direcionando totalmente o tema e a minha pesquisa para o iminente TCC, assim como para os cursos de aperfeiçoamento posteriores.
Curso
Música Licenciatura
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Emanoel Pires
2 anos atrás
Parabéns pela pesquisa, Bruno. Gostaria, se possível, que você comentasse mais sobre a aproximação feita entre as partituras encontradas e a música europeia do século XIX. De que maneira elas se aproximam ou se distanciam?
Muito obrigado, professor Emanoel.
Percebi que os músicos compositores maranhenses que visitaram a Europa, ou tiveram aulas aqui com professores europeus, escreveram músicas mais próximas com as europeias.
Sobre semelhanças vou citar o seguinte exemplo: no século XIX a Europa vivia o Romantismo Musical, neste movimento o gênero mais comum foi a Valsa, principalmente instrumental, criada na Europa, no início do século XIX. Pesquisando no acervo João Mohana percebemos que a Valsa é provavelmente o gênero com maior número de obras. Os compositores maranhenses escreveram muitas valsas, por influência europeia. A valsa escrita aqui possui semelhanças e diferenças com a escrita na Europa, pois a daqui tem a identidade dos compositores maranhenses.
Com relação a diferenças, posso citar as partituras de gêneros brasileiros que também estão no acervo João Mohana, como Samba, Samba-choro, Maxixe, Choro.
O compositor maranhense Alexandre Rayol, por exemplo, escreveu músicas dos dois tipos, Maxixe, Samba e também muitas Valsas.
Parabéns pelo trabalho, Bruno.
Muito obrigado, professor João Gouveia. Muito obrigado por todas as orientações durante a pesquisa.
Fale um pouco sobre tua experiência como bolsista da Iniciação Científica.
Foi uma experiência incrível, o pouco que sei hoje sobre pesquisa, aprendi através dessa oportunidade. Agradeço pelo convite para participar desta nobre pesquisa, orientada por ti, que contribuiu muito para minha formação. Meu desejo é que este projeto continue por muitos anos e outros colegas tenham a graça de serem bolsistas assim como eu fui. Muito obrigado, professor João Gouveia.
Agradeço também à FAPEMA e à UEMA pela oportunidade.
parabéns! gostei. Qual foi sua perspectiva sobre a pesquisar e também sobre às metodologia usadas.
Muito obrigado, Paulo. Gostei bastante de participar dessa pesquisa e me identifiquei com ela. Sobre a Metodologia, a pandemia da COVID19 me impediu de ir presencialmente ao Acervo João Mohana, mas ajustamos a metodologia.
Parabéns Bruno, excelente pesquisa.
Muito obrigado, Andreyna.
Parabéns pela pesquisa!
Muito obrigado, Gabriela.
É muito bom ver um trabalho que valoriza a cultura do nosso Maranhão, entender a história por trás das obras de cada compositor enriquece a nossa cultura e abre os nossos olhos para a beleza e os processos trilhados até aqui. Parabéns pelo trabalho, Bruno.
Muito obrigado, Klícya. Gostei bastante da pesquisa e de participar do projeto do professor João Gouveia.
Parabéns, Bruno Henrique, por ter concluído seu plano de trabalho com sucesso! Quais sao suas perspectivas de trabalho: a) retomar o tema e/ou os resultados em nível de monografia de conclusão de curso? b) ingressar em um programa de pós-graduação para continuar a formação na área? O que eu quero de fato saber é se sua experiência como bolsista e responsável por esse plano de trabalho em particular trouxe alguma mudança na sua formação ?
Muito obrigado, professora Regina. a) Sim, retomarei o tema e os resultados em meu TCC. b) Tenho interesse também de aprofundar as pesquisas posteriormente em um programa de pós-graduação.
A experiência como bolsista influenciou de maneira significativa minha formação, direcionando totalmente o tema e a minha pesquisa para o iminente TCC, assim como para os cursos de aperfeiçoamento posteriores.
Parabéns pela pesquisa, Bruno. Gostaria, se possível, que você comentasse mais sobre a aproximação feita entre as partituras encontradas e a música europeia do século XIX. De que maneira elas se aproximam ou se distanciam?
Muito obrigado, professor Emanoel.
Percebi que os músicos compositores maranhenses que visitaram a Europa, ou tiveram aulas aqui com professores europeus, escreveram músicas mais próximas com as europeias.
Sobre semelhanças vou citar o seguinte exemplo: no século XIX a Europa vivia o Romantismo Musical, neste movimento o gênero mais comum foi a Valsa, principalmente instrumental, criada na Europa, no início do século XIX. Pesquisando no acervo João Mohana percebemos que a Valsa é provavelmente o gênero com maior número de obras. Os compositores maranhenses escreveram muitas valsas, por influência europeia. A valsa escrita aqui possui semelhanças e diferenças com a escrita na Europa, pois a daqui tem a identidade dos compositores maranhenses.
Com relação a diferenças, posso citar as partituras de gêneros brasileiros que também estão no acervo João Mohana, como Samba, Samba-choro, Maxixe, Choro.
O compositor maranhense Alexandre Rayol, por exemplo, escreveu músicas dos dois tipos, Maxixe, Samba e também muitas Valsas.
Parabéns Bruno, ótima pesquisa!
Muito obrigado, Cleudiellen.
Parabéns, Bruno!! Excelente, pesquisa!!
Muito obrigado, Pedro.
Parabéns pela sua excelente pesquisa!
Muito obrigado, Camila.