As questões que fundamentam a pesquisa são pertinentes. No entanto, faltou apresentar respostas, mesmo que preliminares, a essas questões. Nesse sentido, retorno as próprias questões realizadas pelos pesquisadores:
1) Quais as relações entre os estúdios fonográficos e o fato urbano ludovicense?
2) Qual compreensão de uma economia política da cidade se chegou a partir da dinâmica dos prestadores de serviços?
3) Quais as visões de cidade se apresentaram em razão do mercado centrado na música como um bem cultural?
A descrição acerca da gênese dos estúdios fonográficos na cidade de São Luís e de sua difusão espacial e temporal está clara, mas faltou avançar no entendimento de como essas atividades econômico-culturais corroboraram para o processo de urbanização de São Luís.
Considerando o tópico “considerações finais”, apontam-se duas coisas que considero fundamentais para responder as questões que fundamentam a pesquisa:
1) A tipologia dos estúdios fonográficos de acordo com os circuitos da economia urbana…
2) A relação do mercado fonográfico de São Luís com outros mercados (portanto, a configuração do circuito) para trazer os elementos que ajudem a refletir o papel da capital maranhense na rede urbana brasileira, mais especificamente, acrescento eu, nos circuitos econômico-culturais que conformam uma rede de produção, distribuição, comercialização e consumo musical.
Nesse sentido, sugere-se que se avance na pesquisa e que apresente já alguns elementos mais consolidados no tópico “resultados e discussão” de modo que, de alguma maneira, aquelas perguntas iniciais que fundamentam a pesquisa possam ser respondidas e as respostas reveladoras das relações entre circuitos econômico-culturais da música na configuração do processo de urbanização ludovicense.
1) Quais as relações entre os estúdios fonográficos e o fato urbano ludovicense?
O processo de urbanização que se potencializou no ano de 1970, dado principalmente pela criação de parques habitacionais, culminou com a fundação do primeiro estúdio fonográfico em São Luís. É possível notar com base no relatório final que grande parte dos estúdios catalogados estão localizados nesses parques habitacionais, que cresceram ao longo dos anos. Percebe-se também que há um número pouco expressivo de estúdios na área central da cidade, em razão de questões burocráticas como o tombamento de muitos prédios situados no Centro Histórico da capital. Logo, entende-se que o fato urbano ludovicense influenciou na criação de estúdios em diferentes áreas da cidade.
2) Qual compreensão de uma economia política da cidade se chegou a partir da dinâmica dos prestadores de serviços?
A disseminação de estúdios fonográficos pela cidade possibilitou aos músicos uma maior variedade de escolha na contratação de serviços fonográficos. Os estúdios fonográficos através das suas produções marcam a história da cidade e a cultura, os músicos são canais para essas criações. Através da interação que acontece entre os estúdios fonográficos e os profissionais da música, o trabalho de todos ganha maior visibilidade.
Sabemos que a cidade é culturalmente reconhecida por seus ritmos, como o reggae, porém o alto custo para gravar e a dificuldade de artistas viverem somente da música, faz com que os fatores econômicos da cidade não favoreçam a utilização desse serviço pelo seu público alvo. Com um número maior de possibilidades é possível ter mais variações de preços, estruturas com maior potencial tecnológico ou até mesmo menor, dependendo da estrutura que o produtor dispõe. Tudo isso influencia o acesso dos profissionais da música para custear suas gravações e expandir ainda mais o reconhecimento de artistas locais.
3) Quais as visões de cidade se apresentaram em razão do mercado centrado na música como um bem cultural?
Nota-se que a diversidade musical da cidade é vasta. Percebesse que os músicos são bem preparados, possuindo um conhecimento musical muito aprimorado. Os estúdios fonográficos da cidade, apesar da estrutura ser inferior à de estúdios renomados, possuem qualidade na produção musical, visto que, investem na busca de conhecimento para aperfeiçoar seus trabalhos, mesmo sem incentivos e os altos custos investidos nos estúdios.
Um ponto a se destacar, é que a musicalidade ludovicense em estúdios fonográficos é pouco difundida, propiciando uma demanda de mercado relativamente baixa. São Luís é marcada por ser um berço cultural de grande relevância, porém existe uma dificuldade principalmente dos músicos locais, causada pelos fatores econômicos, em conseguir realizar produções de maior visibilidade. A maior parte dos profissionais que vivem da música, trabalham na “noite” em festas particulares, barzinhos e igrejas por exemplo, isso dificulta a possibilidade de gravações, pois os custos para realizar esses trabalhos são altos e o cachê que recebem pode não ser suficiente para custear produções fonográficas. (Todas essas informações podem ser encontradas no relatório final).
Obrigada por esses aspectos colocados em questões e por ler o trabalho.
Parabéns pelo trabalho. Interessante saber das pesquisas envolvendo a cultura da cidade, já que tem grande valor. O reggae (ritmo musical) com certeza é o que caracteriza São Luís e movimenta muito a economia, principalmente da periferia.
Sim. E os estúdios fonográficos proporcionam através das gravações o acesso a diferentes ritmos. Assim permitindo que artistas cresçam e disseminem a cultura ludovicense através de aplicativos de música.
Parabéns pelo trabalho e empenho na pesquisa. Sabemos o grande valor cultural que a cidade de São Luís comporta em si por sua enorme riqueza cultural, como o Reggae, o Bumba meu boi, tambor de crioula e etc.
As questões que fundamentam a pesquisa são pertinentes. No entanto, faltou apresentar respostas, mesmo que preliminares, a essas questões. Nesse sentido, retorno as próprias questões realizadas pelos pesquisadores:
1) Quais as relações entre os estúdios fonográficos e o fato urbano ludovicense?
2) Qual compreensão de uma economia política da cidade se chegou a partir da dinâmica dos prestadores de serviços?
3) Quais as visões de cidade se apresentaram em razão do mercado centrado na música como um bem cultural?
A descrição acerca da gênese dos estúdios fonográficos na cidade de São Luís e de sua difusão espacial e temporal está clara, mas faltou avançar no entendimento de como essas atividades econômico-culturais corroboraram para o processo de urbanização de São Luís.
Considerando o tópico “considerações finais”, apontam-se duas coisas que considero fundamentais para responder as questões que fundamentam a pesquisa:
1) A tipologia dos estúdios fonográficos de acordo com os circuitos da economia urbana…
2) A relação do mercado fonográfico de São Luís com outros mercados (portanto, a configuração do circuito) para trazer os elementos que ajudem a refletir o papel da capital maranhense na rede urbana brasileira, mais especificamente, acrescento eu, nos circuitos econômico-culturais que conformam uma rede de produção, distribuição, comercialização e consumo musical.
Nesse sentido, sugere-se que se avance na pesquisa e que apresente já alguns elementos mais consolidados no tópico “resultados e discussão” de modo que, de alguma maneira, aquelas perguntas iniciais que fundamentam a pesquisa possam ser respondidas e as respostas reveladoras das relações entre circuitos econômico-culturais da música na configuração do processo de urbanização ludovicense.
1) Quais as relações entre os estúdios fonográficos e o fato urbano ludovicense?
O processo de urbanização que se potencializou no ano de 1970, dado principalmente pela criação de parques habitacionais, culminou com a fundação do primeiro estúdio fonográfico em São Luís. É possível notar com base no relatório final que grande parte dos estúdios catalogados estão localizados nesses parques habitacionais, que cresceram ao longo dos anos. Percebe-se também que há um número pouco expressivo de estúdios na área central da cidade, em razão de questões burocráticas como o tombamento de muitos prédios situados no Centro Histórico da capital. Logo, entende-se que o fato urbano ludovicense influenciou na criação de estúdios em diferentes áreas da cidade.
2) Qual compreensão de uma economia política da cidade se chegou a partir da dinâmica dos prestadores de serviços?
A disseminação de estúdios fonográficos pela cidade possibilitou aos músicos uma maior variedade de escolha na contratação de serviços fonográficos. Os estúdios fonográficos através das suas produções marcam a história da cidade e a cultura, os músicos são canais para essas criações. Através da interação que acontece entre os estúdios fonográficos e os profissionais da música, o trabalho de todos ganha maior visibilidade.
Sabemos que a cidade é culturalmente reconhecida por seus ritmos, como o reggae, porém o alto custo para gravar e a dificuldade de artistas viverem somente da música, faz com que os fatores econômicos da cidade não favoreçam a utilização desse serviço pelo seu público alvo. Com um número maior de possibilidades é possível ter mais variações de preços, estruturas com maior potencial tecnológico ou até mesmo menor, dependendo da estrutura que o produtor dispõe. Tudo isso influencia o acesso dos profissionais da música para custear suas gravações e expandir ainda mais o reconhecimento de artistas locais.
3) Quais as visões de cidade se apresentaram em razão do mercado centrado na música como um bem cultural?
Nota-se que a diversidade musical da cidade é vasta. Percebesse que os músicos são bem preparados, possuindo um conhecimento musical muito aprimorado. Os estúdios fonográficos da cidade, apesar da estrutura ser inferior à de estúdios renomados, possuem qualidade na produção musical, visto que, investem na busca de conhecimento para aperfeiçoar seus trabalhos, mesmo sem incentivos e os altos custos investidos nos estúdios.
Um ponto a se destacar, é que a musicalidade ludovicense em estúdios fonográficos é pouco difundida, propiciando uma demanda de mercado relativamente baixa. São Luís é marcada por ser um berço cultural de grande relevância, porém existe uma dificuldade principalmente dos músicos locais, causada pelos fatores econômicos, em conseguir realizar produções de maior visibilidade. A maior parte dos profissionais que vivem da música, trabalham na “noite” em festas particulares, barzinhos e igrejas por exemplo, isso dificulta a possibilidade de gravações, pois os custos para realizar esses trabalhos são altos e o cachê que recebem pode não ser suficiente para custear produções fonográficas. (Todas essas informações podem ser encontradas no relatório final).
Obrigada por esses aspectos colocados em questões e por ler o trabalho.
Muito obrigado pelas respostas. Esclareceu bastante e está demonstrada uma rica análise realizada por vocês. Parabéns e sucesso!
Trabalho muito bem executado e com informações bem estruturadas, parabéns!
Obrigada por ler e pelos elogios.
Parabéns pelo empenho e realização da pesquisa! Gostei do conteúdo!
Fico agradecida. Obrigada por ler
Parabéns pelo trabalho. Interessante saber das pesquisas envolvendo a cultura da cidade, já que tem grande valor. O reggae (ritmo musical) com certeza é o que caracteriza São Luís e movimenta muito a economia, principalmente da periferia.
Sim. E os estúdios fonográficos proporcionam através das gravações o acesso a diferentes ritmos. Assim permitindo que artistas cresçam e disseminem a cultura ludovicense através de aplicativos de música.
Muito bom o trabalho Edila, parabéns!
Obrigada por ler .
Parabéns pelo trabalho e empenho na pesquisa. Sabemos o grande valor cultural que a cidade de São Luís comporta em si por sua enorme riqueza cultural, como o Reggae, o Bumba meu boi, tambor de crioula e etc.
É imprescritível que se faça um trabalho que vise a realidade dessa cidade que respira cultura. Obrigado por ler.
Parabéns Edila! Seu trabalho é de extrema importância para compreendermos São Luís através de uma perspectiva cultural.
Obrigada. Fico lisonjeada tal comentário.