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Lais Isabelle Rocha de Souza
Lais Isabelle Rocha de Souza
2 anos atrás

Meus parabéns pela pesquisa, gostei muito da sua escrita. Gostaria de saber como é possível percebe laços entre as rezadeiras e a comunidade, para além dos rituais de cura?

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História
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EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
Responder para  Lais Isabelle Rocha de Souza
2 anos atrás

Olá. Obrigado pelas felicitações. Bom, no decorrer da pesquisa, foi possível perceber que as relações entre benzedeiras e outros membros de sua comunidade/bairro. Estendia os laços para além da prática de cura. Muitas das pessoas que eram curadas, ofereciam seus filhos para que a rezadeira em uma relação de apadrinhamento. Proporcionando laços familiares entre eles.

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Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro
Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro
2 anos atrás

Boa tarde!

Gostaria de parabenizar – lo pela excelente pesquisa, fiquei curiosa para saber como funciona o aprendizado das rezas e rituais de cura, entre as benzedeiras? Foi muito difícil a realização da pesquisa, tendo em vista o contexto pandemico?

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Licenciatura Plena em História
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Last edited 2 anos atrás by Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
Responder para  Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro
2 anos atrás

Olá. Muito obrigado pelo apoio.
Bom, os rituais de rezas e todos os preceito que o cercam, são transmitidos através da oralidade. Uma benzedeira, geralmente aprende com outra rezadeira ou rezador. Observando a forma como ela realiza os rituais. Passando essa prática de geração em geração. As vezes a mãe ensina para a filha, ou para a neta etc. Há casos em que não é preciso existir um laço familiar entre os indivíduos.
Quanto a dificuldade de realização da pesquisa durante a pandemia, no inicio foi bastante desafiador, uma vez que, se tratam de mulheres idosas. Mas com o decorrer do tempo, encontramos outras forma de realizarmos as entrevista orais com elas. Como por exemplo; o uso da plataforma Google Meet. Que resguardou a saúde de ambas as partes. Possibilitando a conclusão da pesquisa.

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Valeria de Carvalho Santos
Valeria de Carvalho Santos
2 anos atrás

Muito interessante a tua pesquisa, Edinaldo. Trata-se de uma ação muito importante para que se preservem os conhecimentos presentes na tradição oral e a memória de um povo, uma coletividade. Parabéns!

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Letras Português, Inglês e Literaturas
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
Responder para  Valeria de Carvalho Santos
2 anos atrás

Muitíssimo obrigado pelo comentário

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História
Marivania Leonor Souza Furtado
Marivania Leonor Souza Furtado
2 anos atrás

Olá, Ednaldo! parabéns pelo esforço na realização da pesquisa.
Sugiro uma leitura da proposta decolonial para a abordagem do tema, a fim de superar a dicotomia e hierarquização entre conhecimento científico e conhecimento popular e pensar o diálogo entre sabares simétricos e racionalidades outras.

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EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
EDINALDO DA SILVA LIMA JUNIOR
Responder para  Marivania Leonor Souza Furtado
2 anos atrás

Olá. Muito obrigado pela participação. De certo que analisarei a pesquisa com os elementos indicados.

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PATRICIA MARIA PORTELA NUNES
PATRICIA MARIA PORTELA NUNES
2 anos atrás

Parabéns pelo trabalho Edinaldo Silva. Chama atenção seus esforços para incorporar abordagens da antropologia ao seu estudo, promovendo um profícuo debate da história com a antropologia.

 

Considerando a relevância de uma reflexão sobre a construção das relações de pesquisa com seus entrevistados e com a intenção de contribuir com esse debate entre a história e a antropologia, lhe pergunto sobre como se deu a construção das relações de pesquisa com as autodesignadas benzedeiras? Quem são essas benzedeiras, como você teve acesso a elas e como se estabeleceram as relações de pesquisa e as relações de entrevista?

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