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Jeanne Ferreira
Jeanne Ferreira
2 anos atrás

Excelente pesquisa Gabriela Lages, seu trabalho abre caminhos para novos olhares sobre a poética de José Chagas! Parabéns!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Jeanne Ferreira
2 anos atrás

Muito obrigada por essa oportunidade maravilhosa, professora!

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Myllena Gomes
Myllena Gomes
2 anos atrás

Que belíssima pesquisa, Gabriela. Parabéns! Lembrou-me muito Josué Montello, outro apaixonado belas belezas da nossa histórica cidade. Achei muito interessante e enriquecedor trazer para a sua pesquisa descrições feitas por um habitante estrangeiro, o que nos desperta para valorizar e apreciar o patrimônio que temos, bem como a literatura antimoderna do autor, desconhecida por muitos até mesmo na academia.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Myllena Gomes
2 anos atrás

Agradeço pelo seu comentário, Myllena, é muito pertinente! De fato, o Antimodernismo ainda é uma teoria pouco estudada, assim também como a Literatura Maranhense, que é desconhecida pelos próprios maranhenses. Nessa pesquisa demos o destaque merecido a essas vertentes.

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Ena Cardoso
Ena Cardoso
2 anos atrás

Parabéns, Gaby! Excelente pesquisa!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Ena Cardoso
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada pela leitura, Ena!

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Isabela
Isabela
2 anos atrás

Trabalho incrível.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Isabela
2 anos atrás

Obrigada, minha querida amiga!

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Raíce Adrielle
Raíce Adrielle
2 anos atrás

Parabéns, Gabi. Ótima pesquisa. Os trabalhos de José Chagas são muito bons e seu trabalho e de muitos colegas eternizam as obras do autor.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Raíce Adrielle
2 anos atrás

Agradeço pelo seu comentário, querida Raíce! Sem dúvida, devemos valorizar nossas riquezas literárias.

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Walter Oliveira Neto
Walter Oliveira Neto
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa, Gabi!

Sinto-me muito feliz pela maneira tão sensacional em que te apropriaste da teoria do antimoderno, utilizando-a muito habilmente na poesia de José Chagas, que, como bem demonstras, é claramente antimoderna.

Parece-me que a poesia de José Chagas tem uma ideologia muito nítida. Critica o progresso, ridiculariza a modernidade e prega a necessidade fulcral de regredirmos um no tempo e espaço, a fim de desenterrar do passado o que dele possa servir à contemporaneidade em ruínas.

Sendo assim, te pergunto: o que acreditas que ele considera que há de positivo no passado?

Outra pergunta: há uma ética na poesia de José Chagas? Isto é, nos poemas do autor se vislumbra alguma proposta filosófica/estética/epistemológica/etc ou consideras que ele só escancara o problema, a saber, os feitos da modernização?

Mais uma vez, parabéns, Gabi!

Ps: Eu, como pesquisador e admirador da teoria do antimoderno, fiquei muito feliz em ver outra pesquisa que se vale dessa proposta teorética e hermenêutica de Compagnon – e tão bem utilizada! De verdade, parabéns!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Walter Oliveira Neto
2 anos atrás

Fico muito feliz e lisonjeada com os seus elogios à nossa pesquisa, Walter, pois você é um grande estudioso e admirador dessa proposta teórica do Antimodernismo. Muito obrigada por partilhar seu conhecimento e materiais de pesquisa conosco, sua ajuda foi essencial para nós!

Respondendo às suas perguntas, acredito que José Chagas considera, em sua poética, que o passado traz consigo vários aspectos positivos, tais como o sagrado, bem como tratava-se do tempo áureo das construções e tradições do Centro Histórico de São Luís, rico não somente em sua arquitetura, mas também em seus mitos, lendas e manifestações culturais/artísticas, tais como o bumba-meu-boi, por exemplo.

Ao meu ver, os versos chagueanos apenas criticam os efeitos da modernização e do progresso, sem apresentar alguma proposta filosófica/estética/epistemológica que possa apresentar uma saída a esse problema. Há, apenas, um grande sentimento saudosista e pessimista, um grito de socorro e solidariedade para com a cidade que o adotou como filho.

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Acácia Vieira
Acácia Vieira
2 anos atrás

Excelente trabalho, Gabriela! Meus parabéns!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Acácia Vieira
2 anos atrás

Muito obrigada, Acácia!

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LIVIA GUIMARAES DA SILVA
LIVIA GUIMARAES DA SILVA
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa tão importante para a literatura maranhense! Parabenizo a aluna e orientadora.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  LIVIA GUIMARAES DA SILVA
2 anos atrás

Agradecemos pela sua gentileza, professora!

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Suzane Silveira
Suzane Silveira
2 anos atrás

Não conhecia a poesia de José Chagas e, após ler o seu trabalho, já virei fã e encomendei o livro “Os telhados” para ler rsrs Gostei da abordagem teórica e da proposta de leitura pelo viés antimoderno. Deixo uma pergunta: seria a poética chagueana pós-moderna?

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Suzane Silveira
2 anos atrás

O Antimoderno é um moderno à contragosto, isto é, mesmo negando e criticando a modernidade e o progresso advindo dela, ele está inserido na Modernidade. Então, sim, a poética chagueana pode ser considerada Pós-moderna, ou, até mesmo, Contemporânea, apesar das duras críticas feitas ao progresso e ao saudosismo/pessimismo que permeia os versos de José Chagas.

Fico muito feliz que você tenha gostado da nossa literatura maranhense. Muito obrigada pelo apoio e espaço na Revista Toró (RJ)! Com certeza, você irá gostar da leitura do livro Os telhados, particularmente, entre as três obras estudadas, essa é a minha favorita.

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Au Jor
Au Jor
2 anos atrás

Pesquisa fascinante.
Muito me admira que tantos autores mais antigos, como é o caso do autor da pesquisa, vejam no progresso industrial e tecnológico, urbano e arctetural um contrassenso ao bem estar humano. Pois acredito que ambas não se anulem, mas pelo contrário, possam trabalhar muito bem juntas, se soubermos dosar o progresso do contemporâneo com a harmonia do passado. O saudosismo não encontra mais espaço para vilipendiar o futuro e o futuro muito embora não possa ser como o passado, ainda assim pode encontrar um ponto de harmonia entre eles. Meus parabéns a Gabriela Lages Veloso pela pesquisa precisa e pelo seu trabalho competente, deveras preciso e agradável de ler.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Au Jor
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada, meu amigo, seu comentário é muito importante! De fato, é possível encontrar essa terceira margem, através do equilíbrio.

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Noah Marques
Noah Marques
2 anos atrás

Parabéns, Veloso!!!
Não tenho dúvidas de que sua dedicação não só merece nosso carinho como também é um grande incentivo à academia. Obrigado por compartilhar! Deus abençoe essa riqueza q existe dentro de vc.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Noah Marques
2 anos atrás

Obrigada pelo carinho, Noah!

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Ivan Nicolau Corrêa
Ivan Nicolau Corrêa
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa Gabriela. Muito importante trazer para a academia a voz dos/as poetas do Brasil.

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Mestre em Educação pela UFPE
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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Ivan Nicolau Corrêa
2 anos atrás

Nossa literatura é muito rica, e é sempre uma alegria encontrar esses talentos escondidos e dar um lugar de destaque na academia. Obrigada pela leitura, Ivan!

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Daniel Rodas
Daniel Rodas
2 anos atrás

Pesquisa excelente. Trabalho bastante pertinente sobre um tema que sempre merece ser reconhecido. Parabéns!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Daniel Rodas
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada, Daniel!

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Anderson Souza Cantanhede
Anderson Souza Cantanhede
2 anos atrás

Muito revelador e interessante esse paralelo que você mostrou dentro da poética chagaliana entre a cidade velha do Centro Histórico, construído em bases sagradas, mas que está caindo em ruínas e deixada de lado em comparação com a cidade nova, moderna, sem os postulados da fé, e que é mais valorizada. Este comparativo contrastante faz da crítica de José Chagas muito valiosa, já que demonstra a sua preocupação com a preservação das raízes históricas que construíram a identidade do povo ludovicense e que estavam se perdendo por desleixo e aspirações modernas outras. Muito interessante, reveladora e necessária a sua pesquisa Gabi. Parabéns pelo excelente trabalho! 🙂

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Last edited 2 anos atrás by Anderson Souza Cantanhede
Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Anderson Souza Cantanhede
2 anos atrás

Agradeço pelo seu comentário pertinente, meu amigo Anderson!

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Viviane Jacinto de Almeida
Viviane Jacinto de Almeida
2 anos atrás

Parabéns, Gabi! Muito lindo ver a paixão que vc tem pela Literatura!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Viviane Jacinto de Almeida
2 anos atrás

Obrigada, Viviane!

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AURILEIA CABRAL CANTANHEDE
AURILEIA CABRAL CANTANHEDE
2 anos atrás

Parabéns pelo excelente trabalho, Gabriela!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  AURILEIA CABRAL CANTANHEDE
2 anos atrás

Muito obrigada!

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Bruna Lages Veloso
Bruna Lages Veloso
2 anos atrás

Parabéns pela sua pesquisa, muito importante dar ênfase aos autores maranhenses.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Bruna Lages Veloso
2 anos atrás

Muito obrigada, Bruna!

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Francisca Carla Soares da Silva
Francisca Carla Soares da Silva
2 anos atrás

Parabéns Gabriela pela excelente pesquisa.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Francisca Carla Soares da Silva
2 anos atrás

Muito obrigada, Carla!

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Emanoel Pires
Emanoel Pires
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa, Gabriela. Como o espaço para o resumo é curto, acredito que por isso não deu para desenvolver bem o que está sendo entendido como antimoderno na sua pesquisa. Poderia, por gentileza, dissertar mais sobre esse conceito?

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Emanoel Pires
2 anos atrás

Olá, professor. Bom dia. Primeiramente, gostaria de agradecer pela sua pergunta e apreciação da nossa pesquisa! De fato, o resumo expandido é um tanto curto, por isso, precisei escolher muito bem as informações, dando ênfase aos resultados do nosso estudo. Toda a fundamentação teórica e resultados podem ser encontrados, na íntegra, em nosso relatório final.

Respondendo a sua pergunta, Antoine Compagnon, em Os Antimodernos: De Joseph de Maistre a Roland Barthes (2011) institui a ideia de Antimodernismo. Os antimodernos são “ao mesmo tempo, modernos, ainda e sempre modernos, ou modernos contra sua vontade” (COMPAGNON, 2014, p. 12), ou ainda,  “modernos em liberdade”. Por isso, “a diferença entre o modernista e o antimodernista […] é que o modernista se sente em casa nesse cenário, ao passo que o antimodernista percorre as ruas à procura de um caminho para fora delas” (BERMAN, 1986, p.210).

Se por um lado, podemos notar a estreiteza de laços entre modernos e antimodernos, pois ambos encontram-se na Modernidade, por outro compreendemos suas dessemelhanças, visto suas diferentes posturas frente ao momento em que estão inseridos, enquanto os primeiros estão ofuscados pelas luzes modernas, os segundos rejeitam-nas, porque as consideram trevas.

Assim, é notório que o antimoderno se encontra na “retaguarda da vanguarda”, que enxerga “o futuro pelo retrovisor”, ou seja, é um indivíduo que se encontra dividido entre modernidade e tradição, inserido no momento atual, negando-o vorazmente, e nesse entrelugar ele demonstra saudosismo e, até mesmo, revolta. Nesse sentido, a fim de montar um retrato do antimoderno, é preciso compreender as seis características (ou arquétipos) instituídas por Compagnon (2011), a saber:

Contrarrevolução: “inseparável da Revolução; é seu duplo, sua réplica, sua negação ou sua refutação; ela é um obstáculo para a Revolução, contraria-a como a reconstrução diante da destruição” (COMPAGNON, 2014, p.25);

Anti-iluminismo: contrário ao projeto racionalista e deísta, e da mesma forma, contra a “onipotência da razão”, “contra filósofos e a filosofia do século
XVIII” (COMPAGNON, 2011, p. 22);

Pessimismo: “o pessimismo do antimoderno não conduz à apatia […], mas ao ativismo: o pessimismo dá a energia do desespero, porque se opõe ao melhor dos mundos possíveis, sendo antes mais histórico que individual, mais sociológico que psicológico”, pois, “o pessimismo se alimenta do ceticismo em relação à lei de progresso” (COMPAGNON, 2011, p. 90);

Pecado Original: “princípio da transmissão hereditária da pena a todos os erros, com base no modelo do erro do primeiro homem” (COMPAGNON, 2014, p.102-103);

Sublime: anseio “pelo sagrado, pelo sobrenatural, pela transcendência” (COMPAGNON, 2014, p.131),

Vituperação: “é uma figura de estilo, difícil de delimitar: a vociferação, a vituperação ou ainda a imprecação, aliança entre predição e predicação” (COMPAGNON, 2014, p. 143).

Vale ressaltar que, após a análise da poética de José Chagas, é possível afirmar que, sem dúvida, essa obra carrega consigo traços antimodernos, pois apresenta quatro, dos seis arquétipos do antimodernismo elencados por Compagnon (2011), a saber, Pessimismo, Vituperação, Sublime e Pecado Orginal.

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Last edited 2 anos atrás by Gabriela Lages Veloso
Regina Celia Cruz
Regina Celia Cruz
2 anos atrás

Parabéns, Gabriela Veloso, por ter concluído seu plano de trabalho com sucesso! Quais são suas perspectivas de trabalho: a) retomar o tema e/ou os resultados em nível de monografia de conclusão de curso? b) ingressar em um programa de pós-graduação para continuar a formação na área? O que eu quero de fato saber é se sua experiência como bolsista e responsável por esse plano de trabalho em particular trouxe alguma mudança na sua formação ?

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Regina Celia Cruz
2 anos atrás

Bom dia, professora! Agradeço pela sua pergunta e apreciação da nossa pesquisa. Sem dúvida, é importante ter esse momento de autocrítica, e indagar: o que aprendi ao longo desse projeto? Houve alguma mudança em minha formação acadêmica e enquanto cidadã?

Acredito que todo conhecimento é válido, pois compreendo o conhecimento como uma construção. Essa experiência como bolsista foi muito importante para mim, pois foi a conclusão de um ciclo em minha vida acadêmica: a iniciação científica. Após três anos de pesquisas, não aprendi somente teorias e metodologias linguísticas e literárias, mas também me descobri enquanto pesquisadora, e compreendi a minha vocação para os estudos literários. Portanto, sim, essa experiência trouxe muitas mudanças em minha visão de mundo/consciência crítica. Pretendo prosseguir na área de teoria literária, futuramente.

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Walisson Paz Cavalcante
Walisson Paz Cavalcante
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa Gabriela! As características que você abordou nos faz perceber elementos muito interessantes sobre a experiência urbana de José Chagas. Gostaria de saber um pouco sobre suas dificuldades durante o processo de primeiro contato com o objeto de estudo e a busca por um referencial que contemplasse suas observações percebidas.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Walisson Paz Cavalcante
2 anos atrás

Walisson, agradeço pela sua pergunta, ela é muito pertinente! Essa pesquisa foi bem desafiadora, pois aliamos uma teoria pouco conhecida e estudada no Brasil: o Antimodernismo, de Compagnon, e, os versos do poeta José Chagas, que apesar de seu talento, também permanecia nas sombras da Literatura Maranhense. Por isso, o maior desafio foi encontrar os nossos objetos de estudo: os livros Os telhados, Os canhões do silêncio, e, Os azulejos do tempo, de José Chagas. Fizemos uma busca em bibliotecas físicas e virtuais, e contamos também com a ajuda da bibliotecária Jessyara Rêgo e do professor José Neres, integrante da Academia Maranhense de Letras, para encontrá-los. Após esse primeiro momento, enfrentamos outra dificuldade: encontrar o aporte teórico sobre Os Antimodernos, de Compagnon, pois como já foi mencionado, é uma teoria pouquíssimo estudada no Brasil, para tanto, contamos com a ajuda do mestrando Walter Oliveira, que se apropriou dessa teoria desde a graduação. Apesar das dificuldades encontradas, essa pesquisa foi muito importante em minha formação acadêmica, pois foi um desafio.

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Vinicius frota
Vinicius frota
2 anos atrás

Muito interessante sua pesquisa sobre um expoente da literatura brasileira. Meus parabéns!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Vinicius frota
2 anos atrás

Muito obrigada, Vinícius!

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Katia
Katia
2 anos atrás

Que pesquisa maravilhosa, Gabriela. Você e a prova Jeanne estão de parabéns. O poeta José Chagas merecia um olhar diferenciado sobre sua poesia. Era um poeta da cidade, uma obra que precisa ser visitada.

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Gabriela Lages Veloso
Responder para  Katia
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada, minha querida amiga!

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Carlos Silva Filho
Carlos Silva Filho
2 anos atrás

Parabéns pelo trabalho! José Chagas sempre um ícone de grande contribuições.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Carlos Silva Filho
2 anos atrás

Obrigada, Carlos!

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Thays Carvalho
Thays Carvalho
2 anos atrás

Que pesquisa maravilhosa, Gabriela! Parabéns!!!!

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Gabriela Lages Veloso
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Responder para  Thays Carvalho
2 anos atrás

Obrigada, Thays!

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Ana Maria Sá Martins
Ana Maria Sá Martins
2 anos atrás

Parabéns, Gabi! Você demonstra, mais uma vez, o seu grande amor e respeito pelo estudo da literatura. Ressalta-se a Fundamentação teórica consistente e bem estruturada, aliada á análise aprofundada da obra.
Ótimo trabalho!

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Gabriela Lages Veloso
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Responder para  Ana Maria Sá Martins
2 anos atrás

Fico muito feliz com a sua presença e apreciação, professora. Muito obrigada por acompanhar minha trajetória acadêmica desde a primeira iniciação científica!

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Kércya Rayanne da Costa Santos
Kércya Rayanne da Costa Santos
2 anos atrás

Oi, Gabriela, tudo bem? Parabéns pelos seus resultados obtidos em sua pesquisa. Belíssima. Interessante o olhar poético que ora se mostra acolhido pela cidade e ora distante, relevante pensar, que o novo sempre causa o sentimento de incerteza e de deslocamento, ou melhor, estranhamento. Assim como o maranhense Luís Augusto Cassas, José Chagas também observa a cidade de maneira critica, chamando atenção para as tradições que se mostram esquecidas ou fragmentadas , em função dos novos valores da modernidade. Abraço!

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Gabriela Lages Veloso
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Responder para  Kércya Rayanne da Costa Santos
2 anos atrás

Excelente comentário, Kércya, muitíssimo obrigada! A parabenizo por desenvolver uma pesquisa semelhante a nossa, visto que são raríssimos os estudos em Literatura Maranhense. A cidade é, sim, um turbilhão de fragmentos, monumentos, incertezas, margens e riquezas, que pode e deve ser representada em nossas letras.

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Elaine da Silva Moraes
Elaine da Silva Moraes
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa, Gaby! Excelente trabalho.

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Responder para  Elaine da Silva Moraes
2 anos atrás

Muito obrigada, Elaine!

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Juliana
Juliana
2 anos atrás

Parabéns pela pesquisa, muito bom!!!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Juliana
2 anos atrás

Obrigada, Juliana!

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Letícia Rodrigues da Silva
Letícia Rodrigues da Silva
2 anos atrás

Excelente trabalho, Gabi! É maravilhoso estudar sobre escritores que abordam sobre a nossa terra e como eles retratam na literatura. Com certeza um trabalho que só agrega para o estudo da literatura maranhense

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Letras - Português
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Responder para  Letícia Rodrigues da Silva
2 anos atrás

Agradeço pela sua gentileza, Letícia! De fato, é muito importante valorizar nossas raízes literárias, culturais e artísticas. O Maranhão é rico não somente em construções arquitetônicas, mas também em seu legado sociocultural.

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Márcio Freire
Márcio Freire
2 anos atrás

Excelente pesquisa!

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Responder para  Márcio Freire
2 anos atrás

Obrigada, Márcio!

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Antonio Michael Alves de Sousa
Antonio Michael Alves de Sousa
2 anos atrás

Uma excelente exposição. Parabéns pela visão e pela pesquisa.

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Antonio Michael Alves de Sousa
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada!

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Luana Kerly Alves Coelho
Luana Kerly Alves Coelho
2 anos atrás

Uma ótima pesquisa, parabéns, Gabriela ♥️♥️

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Gabriela Lages Veloso
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Responder para  Luana Kerly Alves Coelho
2 anos atrás

Muito obrigada, Luana! ❤

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Aldo ConstruCompre
Aldo ConstruCompre
2 anos atrás

Muito bom Excelente pesquisa Gabi parabéns, José Chagas é o Máximo, maranhense de coração!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Aldo ConstruCompre
2 anos atrás

Muito obrigada!

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Ana Regina Silva Lages Veloso
Ana Regina Silva Lages Veloso
2 anos atrás

José Chagas é sem dúvida um ilustre maranhense que deixou sua marca na literatura brasileira. Portanto, essa pesquisa se torna relevante não somente no meio acadêmico, mas também para toda a sociedade.

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Last edited 2 anos atrás by Ana Regina Silva Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Ana Regina Silva Lages Veloso
2 anos atrás

Agradeço pelo seu comentário, Ana. Fico feliz que tenha gostado da nossa pesquisa!

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Camila Alves Rocha
Camila Alves Rocha
2 anos atrás

Parabéns pela sua excelente pesquisa!

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Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
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Gabriela Lages Veloso
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Responder para  Camila Alves Rocha
2 anos atrás

Obrigada, Camila!

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Ana Flávia dos Santos Martins
Ana Flávia dos Santos Martins
2 anos atrás

Gabriela, que trabalho mais repleto de sensibilidade e rigor científico. Fiquei curiosa para saber como encontrastes e se teve dificuldade no acesso à obra de José Chagas. Grande abraço e parabéns!

Curso
Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Ana Flávia dos Santos Martins
2 anos atrás

Ana Flávia, agradeço pela sua pergunta, ela é muito pertinente! Essa pesquisa foi bem desafiadora, pois aliamos uma teoria pouco conhecida e estudada no Brasil: o Antimodernismo, de Compagnon, e, a poética de José Chagas, que apesar de seu talento, permanecia às margens de nossa Literatura Maranhense. Sem dúvida, o maior desafio foi encontrar os nossos objetos de estudo, a saber: os livros Os telhados, Os canhões do silêncio, e, Os azulejos do tempo, de José Chagas. Para tanto, fizemos uma minuciosa busca em bibliotecas físicas e virtuais, bem como contamos com o auxílio da bibliotecária Jessyara Rêgo e do professor José Neres, integrante da Academia Maranhense de Letras, para encontrá-los. Após esse primeiro momento, enfrentamos ainda outra dificuldade: encontrar o aporte teórico sobre Os Antimodernos, de Compagnon, pois como já foi mencionado, é uma teoria pouquíssimo estudada no Brasil, para isso, contamos com a ajuda do mestrando Walter Oliveira, que já vem estudando essa teoria desde a graduação. Mas, apesar das dificuldades encontradas, essa pesquisa foi muito gratificante, pois contribuiu para a fortuna crítica do grande maranhense José Chagas.

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Ana Flávia dos Santos Martins
Ana Flávia dos Santos Martins
Responder para  Gabriela Lages Veloso
2 anos atrás

Perfeito! Mais que respondido. Parabéns!

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Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Ana Flávia dos Santos Martins
2 anos atrás

Obrigada, minha querida!

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Arimatéia da Silva Sousa
Arimatéia da Silva Sousa
2 anos atrás

Parabéns, Gabriela!!

Suas análises são muito pertinentes.

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Letras Português e Literaturas
Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Arimatéia da Silva Sousa
2 anos atrás

Muito obrigada!

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Paul Philippe
Paul Philippe
2 anos atrás

Muito bem feito. Gostei !!!

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Paul Philippe
2 anos atrás

Obrigada, Paul!

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Daniella Mayara Oliveira Gomes
Daniella Mayara Oliveira Gomes
2 anos atrás

Parabéns , Gabriela, pelo seu trabalho magnífico !

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Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Daniella Mayara Oliveira Gomes
2 anos atrás

Muitíssimo obrigada, Daniela!

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Welistony Câmara Lima
Welistony Câmara Lima
2 anos atrás

Parabéns, Gabriela! Suas colocações são muito pertinentes. Você chegou a fazer registros fotográficos dos locais citados e contrastado com a paisagem do fim do século descrita pelo narrador? Quais foram as suas impressões internas e externas sobre isso? Acredito que a vivência do poeta e a sua criticidade nos permite questionar qual o valor nós mesmos temos dado para o nosso patrimônio e, principalmente, para a memória da literatura maranhense.

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Last edited 2 anos atrás by Welistony Câmara Lima
Gabriela Lages Veloso
Gabriela Lages Veloso
Responder para  Welistony Câmara Lima
2 anos atrás

Muito obrigada pela sua pergunta e apreciação da nossa pesquisa! Bem, não fizemos fotografias no sentido convencional, mas sim a partir dos versos de José Chagas, montamos um paralelo entre as paisagens do Centro Histórico, que já conhecíamos e a poética chagueana. Trata-se, portanto, de uma imagem metafórica, que representa fielmente a realidade: casarões e vidas em ruínas. De fato, a vivência do poeta e a sua criticidade nos permite questionar qual o valor nós mesmos temos dado para o nosso patrimônio e, principalmente, para a memória da literatura maranhense.

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