Parabéns pelo trabalho. Um excelente discussão que encontra-se sempre presente quando lidamos com os dilemas educacionais, conhecimento e também pelas diferenças sociais na escola, em que a escola além de ensinar também deve prover o alimento e condições básicas para que além dos saberes o aluno possa ter uma assistência digna. Os desacordos nos fazem pensar sobre a importância de tais conhecimento para um pensar crítico e uma relevância para a sociedade em geral.
Obrigada Cláudia. Fico feliz em saber que esta pesquisa ajuda de alguma forma na construção da discussão dessa temática, pois de fato esses desacordos nos fazem pensar na importância e necessidade de mais reflexões e debates sobre a função da escola.
Curso
Lic. em Pedagogia
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Externo
FRANCISCO VALDERIO
2 anos atrás
Parabéns pela pesquisa. Maria Dolores, me diga, à luz da sua pesquisa, como seria possível apontar, segundo pensa Libâneo, a “necessidade de uma pauta comum dos educadores em torno dos objetivos e das funções da escola pública” se a escola publica vive hoje em meio a uma verdadeira disputa tanto pelos grupos que querem fazer dela apenas celeiro de mão de obra barata aos mercados quanto por grupos conservadores que travam verdadeira guerra cultural contra toda e qualquer pauta progressista?
Compreendi nesta pesquisa que a escola pública não só hoje, mais desde sempre foi um campo de disputa, acredito que nos dias atuais isto só está mais evidente, tanto para fazer a escola de cabide de votos e mão de obra barata, quanto para disputa cultural. É nesse sentido que Libâneo aponta que a escola só poderá de fato executar a sua função perante a sociedade quando houver uma pauta comum entre todos os envolvidos, tendo em vista que as disputas dentro da escola não podem influenciar naquilo que é a sua função, que é o de “prover aos alunos a apropriação da cultura e da ciência acumuladas historicamente, como condição para seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral, e torná-los aptos à reorganização crítica de tal cultura” como aponta Libâneo.
Que pesquisa maravilhosa! Este tema é muito pertinente tanto na questão filosófica quanto na educacional. Parabéns pelos resultados.
Muito Obrigada!
Parabéns pelo trabalho. Um excelente discussão que encontra-se sempre presente quando lidamos com os dilemas educacionais, conhecimento e também pelas diferenças sociais na escola, em que a escola além de ensinar também deve prover o alimento e condições básicas para que além dos saberes o aluno possa ter uma assistência digna. Os desacordos nos fazem pensar sobre a importância de tais conhecimento para um pensar crítico e uma relevância para a sociedade em geral.
Obrigada Cláudia. Fico feliz em saber que esta pesquisa ajuda de alguma forma na construção da discussão dessa temática, pois de fato esses desacordos nos fazem pensar na importância e necessidade de mais reflexões e debates sobre a função da escola.
Parabéns pela pesquisa. Maria Dolores, me diga, à luz da sua pesquisa, como seria possível apontar, segundo pensa Libâneo, a “necessidade de uma pauta comum dos educadores em torno dos objetivos e das funções da escola pública” se a escola publica vive hoje em meio a uma verdadeira disputa tanto pelos grupos que querem fazer dela apenas celeiro de mão de obra barata aos mercados quanto por grupos conservadores que travam verdadeira guerra cultural contra toda e qualquer pauta progressista?
Compreendi nesta pesquisa que a escola pública não só hoje, mais desde sempre foi um campo de disputa, acredito que nos dias atuais isto só está mais evidente, tanto para fazer a escola de cabide de votos e mão de obra barata, quanto para disputa cultural. É nesse sentido que Libâneo aponta que a escola só poderá de fato executar a sua função perante a sociedade quando houver uma pauta comum entre todos os envolvidos, tendo em vista que as disputas dentro da escola não podem influenciar naquilo que é a sua função, que é o de “prover aos alunos a apropriação da cultura e da ciência acumuladas historicamente, como condição para seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral, e torná-los aptos à reorganização crítica de tal cultura” como aponta Libâneo.