guest
7 Comentários
Oldest
Newest Com maior número de interações!
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ruan Matheus Martins Costa
Ruan Matheus Martins Costa
2 anos atrás

Acho magnífico estas contribuições, sobre a falta ainda do conhecimento de professores de como alinhar a prática pedagógica aos documentos curriculares propostos, você acha que esse seguimento curricular deve partir de ações governamentais em ofertar formação continuada?

Curso
História
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Mário Jorge Araujo Belfort
Mário Jorge Araujo Belfort
Responder para  Ruan Matheus Martins Costa
2 anos atrás

Olá Ruan, bom dia. Sem dúvida, levando em consideração o cenário educacional do Estado do Maranhão, é importante que haja maiores investimentos na formação de professores. Cabe aqui também reforçar que o próprio Documento Curricular do Território Maranhense não apresenta, de fato, uma proposta para a formação continuada de professores. Assim, trazendo implicações negativas para a atuação destes profissionais. Obrigado pelas contribuições.

Curso
História
Mário Jorge Araujo Belfort
Mário Jorge Araujo Belfort
Responder para  Ruan Matheus Martins Costa
2 anos atrás

Olá Ruan, bom dia. Sem duvida, levando em consideração o cenário educacional do Estado do Maranhão, é importante que haja maiores investimentos na formação de professores. Cabe aqui também reforçar que, conforme as leituras que realizamos, o próprio Documento Curricular do Território Maranhense não apresenta, de fato, uma proposta para a formação continuada de professores. Assim, trazendo implicações negativas para a atuação destes profissionais. Obrigado pelas contribuições

Curso
História
Veronica Lima de Amorim Matos
Veronica Lima de Amorim Matos
2 anos atrás

Parabéns pelo belíssimo trabalho, Mário Jorge.
Muito contente em saber que as discussões referentes ao Ensino estão sendo discutidas em diferentes vieses. E quanto ao seu trabalho, de modo geral, muito significativo, tem a proposta de retratar a importância da formação continuada dos professores, para melhor atender seu respectivo público. É perceptível que através dos resultados fatores que a pontam a relevância dessa formação, sobretudo, da flexibilização e autonomia do profissional e isso graças a atuação de Politicas Públicas. Nesse sentido, na sua percepção a Educação maranhense tem conseguido se alinhar à essas politicas e contribuído para melhorar atuação pedagógica dos professores?

Curso
História
Mário Jorge Araujo Belfort
Mário Jorge Araujo Belfort
Responder para  Veronica Lima de Amorim Matos
2 anos atrás

Olá Verônica. Posso pontuar que o Documento Curricular do Território Maranhense, apesar de trazer a regionalidade como um dos elementos centrais para a prática pedagógica, precisa de maiores reflexões no tocante a formação de professores. Neste aspecto, percebemos que esta política normativa está alinhada com os pressupostos da BNCC no que se refere a formação por competências. Outro ponto que merece ser destacado, é que este documento não apresenta, de maneira adequada, uma proposta para o aprimoramento da atuação docente. Obrigado por suas considerações!

Curso
História
Viviane de Oliveira Barbosa
Viviane de Oliveira Barbosa
2 anos atrás

Boa tarde Mário, excelente pesquisa! Parabéns!
Gostaria de comentasse como se deu a escolha das escolas para submeter o Google Forms a fim de coletar dados. Também pergunto se, de fato, os professores estão afeitos às diretrizes da BNCC e do DCTMA, se você identifica uma preocupação geral em atendar aos documentos ou se há críticas e questionamentos também ao processo de elaboração deles e às carências que eles apresentam, ou seja, se os professores não necessariamente os seguem, senão pelo que da BNCC já está presente nos livros. Não sei se seus dados possibilitaram ver isso…
Agradeço!

Curso
História
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Você é membro do Comitê de Avaliação?
Externo
Mário Jorge Araujo Belfort
Mário Jorge Araujo Belfort
Responder para  Viviane de Oliveira Barbosa
2 anos atrás

Olá professora Viviane Barbosa. Por conta da pesquisa ter sido realizada de forma remota sem visitações em campo, encontrei algumas dificuldades no que se refere ao contato com as escolas. Desta forma, muitas destas instituições não retornavam com os questionários respondidos. O que me ajudou foi o fato de já, em outras ocasiões, ter contato com a maioria dos professores que participaram deste estudo e muitos deles ajudaram a ter o contato com outras escolas.

No que se refere as falas dos professores, percebi que tanto a BNCC e o DCTMA apresentam algumas limitações no que se refere as orientações para o processo de formação destes profissionais por conta da implantação da lógica das competências. Outro ponto que merece ser destacado, é o fato de apesar do DCTMA ter como uma de suas propostas a rejeição ao eurocentrismo, tal proposição não se mostra clara por conta de seu alinhamento com a BNCC (sendo que as temáticas para a disciplina de História ainda predomina os eventos históricos da Europa, com pouca valorização das camadas populares e dos povos africanos e indígenas).

Por fim, referente aos livros didáticos, percebi que uma parte dos professores questionados pontuaram que estes materiais vêm trazendo poucos avanços (apresentando as experiências de alguns atores sociais como as mulheres, os trabalhadores, as sociedades indígenas e africanas e seus descendentes no Brasil), mas ainda há a predominância da abordagem eurocêntrica, devido ao controle da BNCC sobre o PNLD. Entretanto, todos os professores salientaram em suas respostas que, apesar das dificuldades, utilizam outros recursos didáticos em suas aulas, afim de trazerem novas problematizações para seus discentes. Muito obrigado pelas considerações!

Curso
História
7
0
Participe! Faça seus comentários ou questões aqui!x
()
x