Podemos concluir que com o advento do meio técnico cientifico- informacional, contribuiu para que a mensagem passada através das musicas das falas chegassem a mais pessoas ?
Olá, Felipe. A primeira consideração a ser feita em relação ao seu questionamento diz respeito ao caráter seletivo dos vetores relacionados as três instâncias espaciais da globalização: Técnica, Ciência e Informação. O meio técnico, científico e informacional é caracterizado justamente por sua incidência heterogênea no espaço, de forma que o mesmo, por sua não concretização nos lugares periféricos, acaba por atenuar as desigualdades socioespaciais. Sendo assim, com a pesquisa realizada, a conclusão que podemos realizar é que nas periferias do sistema, os sujeitos se bastam de alternativas para difusão dos saberes, se baseando técnicas de resistência/existência para alteração da racionalidades que o próprio meio técnico, científico e informacional carrega.
Obrigada pela questão!
Curso
Geografia
Você é o Orientador desta pesquisa?
Não
Carlos Eduardo Nobre
2 anos atrás
Parabéns pela pesquisa. Trabalho bem executado conforme os objetivos. Uma sugestão, como avaliador, caso dê continuidade a pesquisa: 1) captar as relações de cooperação e/ou conflito (se houver) entre os agentes do hip hop e os poderes públicos no sentido de indicar se estes últimos auxiliam ou não as atividades culturais dos agentes elencados para o estudo (financiamento, equipamentos etc.); 2) indicar os ganhos econômicos dos agentes envolvidos com o hip hop, entendendo que a produção das batalhas também consiste em uma forma de trabalho: essas atividades geram custos e alguma renda aos grupos? Quais as condições para acesso a equipamentos, instrumentos, locais, etc.? Os locais de produção são próprios ou alugados? Enfim, buscar contextualizar um pouco a atividade dos agentes como uma atividade produtiva de conteúdo cultural e, portanto, que produz valor.
Obrigada professor! Suas sugestões são sempre muita ricas!
Em relação a primeira sugestão, eu e o orientador da pesquisa realizamos uma reunião com algumas figuras importantes do Hip hop ludovicense e pessoas ligadas ao fomento da cultura local. Em reunião debatemos as principais problemáticas enfrentadas pelos organizadores dos eventos culturais ligados ao Hip hop e também disponibilizamos todos os matérias cartográficos e gráficos levantados durante a pesquisa afim de auxiliar o poder público na promoção de políticas públicas. Quanto a segunda proposta, penso que poderia caber como um objetivo para um próximo projeto de pesquisa, com a entrada metodológica a partir dos dois Circuitos da Economia Urbana proposta por Milton Santos (1979): Circuito Superior e Inferior.
Boa noite, Milena, Parabéns pelo seu trabalho
Podemos concluir que com o advento do meio técnico cientifico- informacional, contribuiu para que a mensagem passada através das musicas das falas chegassem a mais pessoas ?
Olá, Felipe. A primeira consideração a ser feita em relação ao seu questionamento diz respeito ao caráter seletivo dos vetores relacionados as três instâncias espaciais da globalização: Técnica, Ciência e Informação. O meio técnico, científico e informacional é caracterizado justamente por sua incidência heterogênea no espaço, de forma que o mesmo, por sua não concretização nos lugares periféricos, acaba por atenuar as desigualdades socioespaciais. Sendo assim, com a pesquisa realizada, a conclusão que podemos realizar é que nas periferias do sistema, os sujeitos se bastam de alternativas para difusão dos saberes, se baseando técnicas de resistência/existência para alteração da racionalidades que o próprio meio técnico, científico e informacional carrega.
Obrigada pela questão!
Parabéns pela pesquisa. Trabalho bem executado conforme os objetivos. Uma sugestão, como avaliador, caso dê continuidade a pesquisa: 1) captar as relações de cooperação e/ou conflito (se houver) entre os agentes do hip hop e os poderes públicos no sentido de indicar se estes últimos auxiliam ou não as atividades culturais dos agentes elencados para o estudo (financiamento, equipamentos etc.); 2) indicar os ganhos econômicos dos agentes envolvidos com o hip hop, entendendo que a produção das batalhas também consiste em uma forma de trabalho: essas atividades geram custos e alguma renda aos grupos? Quais as condições para acesso a equipamentos, instrumentos, locais, etc.? Os locais de produção são próprios ou alugados? Enfim, buscar contextualizar um pouco a atividade dos agentes como uma atividade produtiva de conteúdo cultural e, portanto, que produz valor.
Obrigada professor! Suas sugestões são sempre muita ricas!
Em relação a primeira sugestão, eu e o orientador da pesquisa realizamos uma reunião com algumas figuras importantes do Hip hop ludovicense e pessoas ligadas ao fomento da cultura local. Em reunião debatemos as principais problemáticas enfrentadas pelos organizadores dos eventos culturais ligados ao Hip hop e também disponibilizamos todos os matérias cartográficos e gráficos levantados durante a pesquisa afim de auxiliar o poder público na promoção de políticas públicas. Quanto a segunda proposta, penso que poderia caber como um objetivo para um próximo projeto de pesquisa, com a entrada metodológica a partir dos dois Circuitos da Economia Urbana proposta por Milton Santos (1979): Circuito Superior e Inferior.
Muito bom. Parabéns!